Blog

  • Home
  • Blog
  • Acessibilidade na Construção Civil

Acessibilidade na Construção Civil

O futuro é exponencial e imprevisível com novas tecnologias e comportamentos, mas esse cenário estará com uma população mais idosa e menos jovem daqui a alguns anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há mais de 28 milhões de idosos acima de 60 anos, em que representa 13% da população do país.

Além disso, 24% da população declara ter alguma dificuldade física ou mental /intelectual, segundo o IBGE.

As campanhas de acessibilidade são fundamentais não somente para a inclusão e a equidade entre as pessoas na nossa sociedade, mas também, devem ser consideradas nos projetos comerciais e residenciais.

Mas, o que é exatamente acessibilidade?

De acordo com a norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas que rege a acessibilidade em construções: “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, (...) de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Adequar a cidade como um todo trará benefícios não somente para esses, como também para gestantes, obesos, crianças de colo e pessoas acidentadas.

Oferecendo conforto, segurança e autonomia, por isso a importância de pensar na acessibilidade na construção civil, para não interferir no direito de ir e vir de qualquer cidadão.

Portanto, é essencial que todo projeto arquitetônico também tenha atrelado um projeto de acessibilidade que pode ser adotado para edificações, projetos comerciais, residências e outros; pois adotar medidas após a construção, poderá sair mais caro.

Como exemplo, podemos mencionar o museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro que é guiado pela sustentabilidade e acessibilidade, que explora como os nossos modos de viver poderão impactar o futuro daqui a 50 anos.

Assim, acompanhar e adotar as novas tecnologias são um meio de se ter uma cidade inteligentee igual para todos no final.

Fuse

Endereço

  • Av. Brg. Faria Lima, 1478  -  Sala 505

  • Pinheiros, São Paulo – SP

  • CEP: 01451 - 001

Contatos

  • (11) 97100-0119

  • (11) 99761-2907

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todos os Direitos Reservados | 2020

Entre em contato pelo Whatsapp!

Atendimento pelo Whatsapp!
Close and go back to page