Blog

  • Home
  • Blog
  • Tecnologias na Construção Civil

Tecnologias na Construção Civil

A casa do futuro ainda não é a casa dos Jetsons, do desenho animado produzido pela Hanna-Barbera em 1962.

Casas construídas no céu com seus carros voadores, ainda não são parte da nossa realidade. No entanto, a construção civil obteve muitas mudanças com a inclusão da tecnologia e com a sua adesão, diminui o fator desperdício e tempo.

Entre elas podemos destacar: impressão em 3D, realidade aumentada e o bioconcreto.

Impressão em 3D

A impressão em 3D começou com pequenos moldes para o setor de arquitetura e até mesmo no ramo de prestação de serviços. Hoje, devido seu potencial está presente na construção civil em projetos de casas, apartamentos e até pontes.

Com essa tecnologia possibilita a liberdade de criar designs personalizados, com autonomia e economia; já que não precisa de mão de obra qualificada para a execução.

Outro fator que o torna favorável, é a possibilidade de acompanhar com exatidão todo o processo de produção, além da sustentabilidade, devido a utilização de materiais recicláveis.

Por outro lado, as desvantagens no momento são que a impressão em 3D, ainda não tem preço acessível no mercado e o fator climático, que pode dificultar na produção por causa dos materiais líquidos e semilíquidos que podem endurecer mais rápido.

Realidade aumentada

A realidade aumentada possibilita a imersão nos projetos com alta visibilidade por meio de softwares que permitem também, identificar erros antes da edificação da obra. Além, do grande potencial de demonstração para clientes e investidores em novos projetos, em que podem não só visualizar a arquitetura como também decidir a decoração.

Os benefícios principais são: redução do ciclo de venda, ganho de produtividade em todo o processo e menor risco no canteiro de obras.

Bioconcreto

O bioconcreto ou concreto vivo é utilizado para preencher fissuras causada por fatores químicos na peça concretada.

O diferencial é que esse material utiliza bactérias que estão adormecidas junto ao lactato de cálcio, dentro de uma capsula de plástico biodegradável que funciona como alimento.

A bactéria é ativada quando entra em contato com a água, assim produzem os microrganismos que se alimentam e produzem o calcário, resultando no preenchimento das rachaduras.

Essa é uma tendência que está em crescimento no mercado da biomimética que trabalha com a inovação inspirada pela natureza, que abrange outros setores do mercado.

Por fim, o que queremos pontuar é que a construção civil está em constante mudança junto as novas tecnologias e que não basta somente acompanhar o comportamento da sociedade, mas que precisamos também, mudar o mindset dos negócios para enxergar novos horizontes.

Assim, para muitos a tecnologia é considerada uma ameaça, mas na verdade é somente um meio para se alcançar melhores resultados.

Pense nisso!

Fuse

Endereço

  • Av. Brg. Faria Lima, 1478  -  Sala 505

  • Pinheiros, São Paulo – SP

  • CEP: 01451 - 001

Contatos

  • (11) 97100-0119

  • (11) 99761-2907

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todos os Direitos Reservados | 2020

Entre em contato pelo Whatsapp!

Atendimento pelo Whatsapp!
Close and go back to page