A construçãoConstrução civil Inovadora ou pré histórica 22222222 da casa vai além das necessidades fisiológicas, como aponta na
pirâmide de Mashow. 
Além de garantir conforto e segurança, o fator casa aderiu ao longo dos anos personalidade e até status, principalmente em cidades grandes como São Paulo.
Os estilos de casas mais requisitados pelos clientes são:
Estilo Contemporâneo 
Estilo Rústico
Estilo Clássico
O estilo contemporâneo é focado na praticidade em que menos é mais, valoriza desenhos arquitetônicos com linhas retas, harmonia e é integrado com a natureza.
Os móveis integrados nesse estilo são a base de vidro, madeira clara e escura, cimento, mármore, metal e pedra. Mas, sempre criando um ambiente clean com fácil circulação e simplicidade.
Portanto, se você gosta de um visual básico e essencial, em que o pouco sempre é o mais, o contemporâneo é a sua preferência.
O estilo rústico tem um ar mais acolhedor com uma fachada robusta e elegante,
muito utilizado nas casas de campo.
Na sua composição inclui madeira, pedra, concreto, cerâmica, couro, algodão e vime. 
Esse conceito remete um ambiente mais elegante e vintage, através de móveis
antigos e desgastados, no entanto, tudo na medida certa.
O estilo Clássico remete ao estilo da Grécia antiga, com alta sofisticação, classe,
requinte e elegância. 
Em sua composição os móveis são robustos trazendo o bronze, mármore, madeiras e mogno.
Assim, saber qual é o seu estilo ideal de casa, facilita no desenho da planta e na decoração.
Afinal, todos nós queremos o nosso, “Lar doce lar!”

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 


Na hora Construção civil de construir, ocorre muitas dúvidas como: qual o orçamento ideal? Onde construir? Quem contratar, arquiteto ou engenheiro?
Essas questões são muito frequentes e ambas as profissões estão muito
relacionadas, porém, cada uma tem sua especialização.
Mas, qual a diferença entre eles?
O arquiteto está focado mais em atender a expectativa do cliente em relação ao projeto, diretamente ligado “ao o que fazer?”. 
Então, o arquiteto vai estudar a planta na parte do paisagismo, design, estilo arquitetônico, sustentabilidade, planejamento urbano entre outros.
Já o engenheiro, está direcionado “ao como fazer?”, de levantar essa planta de
forma segura e eficiente dentro do orçamento estabelecido, fazendo com que a
visão do projeto se torne realidade em sua estrutura.
Geralmente, os profissionais têm um pouco de experiência ou conhecimento mútuo,
no entanto, a especialização é a garantia de se obter um projeto idealizado sem complicações futuras.
Assim, é necessário avaliar projetos anteriores tanto do arquiteto e do engenheiro para avaliar o estilo e o comprometimento da prestação de serviço.
Claro, que há projetos com o orçamento limitado que dificulta a contratação desses
dois profissionais, caso essa seja a sua condição atual, segue algumas dicas:
Pesquise bastante;
Busque referências e indicações;
Marque conversas com os profissionais que se identificou.
Depois de todo esse processo, fechar contrato será muito mais fácil e sua expectativa será atendida.
Mãos à obra!

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Para Construção civil Inovadora ou pré histórica 1quem não conhece o jogo de Minecraft é um mundo online que permite aos jogadores inúmeras possibilidades de aventuras, criatividade e principalmente, de construções, já que a proposta é criar e explorar através de blocos.
Essa perspectiva de construção também existe na construção civil, conhecida como pré-fabricação.
A pré-fabricação cria partes fabricadas fora do canteiro de obras e são levadas
ao local da construção, diminuindo o desperdício de matéria-prima e otimizando o
tempo.
Também há outro método que é a fabricação pré-moldada, nessa, a fabricação é
feita no local da obra num espaço específico para isso.
Ambos são eficientes e devem ser adotados de acordo com a estrutura da construtora.
Numa pesquisa feita pela CBI/CII (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) no segundo trimestre desse ano, apontou que 96% das empresas do segmento da construção civil demonstraram conhecimento desse novo método, porém com pouco interesse, em contrapartida, 16% já adotaram em seus projetos e estão em fase de implementação.
O foco aqui, é enfatizar a importância de se atualizar perante o mercado e as novas tecnologias, pois em momentos de crise como o da pandemia, ser preditivo é essencial para se manter e ser diferenciado da concorrência, especialmente quando há a possibilidade de falta de suprimentos para atender o setor.
Em consequência disso, hoje, temos as construtechs que são startups focadas em
resolver problemas na construção civil, com o propósito de agilizar os processos de toda a cadeia, desde as mineradoras a profissionais liberais, como engenheiros e arquitetos.
Portanto, a adoção da tecnologia na construção civil, não está atrelada a eliminar empregos como muitos enfatizam, mas sim, construir de uma forma diferente de um jeito rápido, seguro e permitindo que o “homem” crie mais com menos esforço.
Pense nisso!

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________



A palavrabiofilia biofilia vem do grego e significa amor as coisas vivas, que remete a conexão do homem com a natureza em seu habitat.
Esse termo foi usado pela primeira vez em 1964 pelo psicólogo Erich Fromm, porém foi popularizado pelo biólogo Edward O. Wilson somente nos anos 80.
Mas, qual a sua importância?
Mesmo com toda a tecnologia e novos conceitos de moradia ao passar dos anos, o laço com o meio ambiente, não é unicamente por questões de sustentabilidade
Imagine você por exemplo, numa tarde de 40° preso num carro, esperando o trânsito melhorar e a única coisa que deseja é estar numa praia relaxando ou numa casa de campo. 
Caso já tenha passado por esse sentimento, sabe que não seria possível mudar a rota em plena segunda feira ou até mesmo na semana.
A importância de se aplicar a biofilia na arquitetura tanto nas residências quanto nos espaços de trabalho entre outros, é que melhora no equilíbrio físico e mental,
gerando vários benefícios como:
Redução do estresse;
Melhoramento da performance no trabalho;
Abaixa a pressão sanguínea;
Melhora na recuperação de doenças, no caso de hospitais;
Melhora da autoestima;
Senso de humor.
A aplicabilidade da biofilia no design de arquitetura não precisa de grandes reformas, até mesmo nas grandes capitais, rodeadas por concreto.
A aplicação de madeira, vegetação e mudança na iluminação, já contribuem para um ambiente mais rico e leve.
No entanto, é aconselhável o acompanhamento de um arquiteto dependendo do projeto, que precisa de uma atenção melhor devido a parte física, como telhados verdes.
Afinal, a paz e o relaxamento que tanto desejamos numa rotina estressante, não precisa estar atrelada somente as férias e feriados.
Pense nisso!

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Com pandemiaxconstrucaocivilo advento da pandemia muito se perdeu tanto em vidas quanto no mercado. Até hoje, estamos nos adaptando a esse cenário, revendo nossa sociabilidade e principalmente a maneira de trabalhar.
A construção civil tomou todas as medidas preventivas e continuou as obras. No entanto, os lançamentos foram afetados, porém empresas de grande porte que já haviam adotado as vendas online antes da pandemia, supriram os fechamentos dos stands, batendo recorde de acesso em Julho deste ano.
Avaliando o mercado, houve uma queda de 60,9% de lançamentos residenciais comparando o 2° trimestre de 2020 ao mesmo período do ano passado e as únicas unidades que registraram crescimento foram: Belém, Salvador, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Curitiba, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville; representando um aumento de 27,5% dos lançamentos locais, segundo pesquisa realizada pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
Em outras unidades no país, a queda de lançamento foi de 72,5% comparando o mesmo período e as vendas representaram uma queda de 67,5%.
É importante ressaltar que paciência e otimismo estão atrelados ao segmento.
Uma pesquisa realizada com possíveis compradores pontuou que no segundo
semestre de 2020, a intenção de compra vem aumentando ao longo da crise e que
40% dos entrevistados almejam comprar nos próximos dois anos considerando preço
e forma de pagamento.
Veja no quadro abaixo: 

                                                                  Screenshot 1
                                                                                                                    Fonte: CBIC/CII

Assim, avaliar o mercado como um todo, criar oportunidades ao consumidor e adotando tecnologia com análise de dados, pode não só gerar novas vendas como possibilitar planejamento preditivo para momentos futuros.
Saiba mais sobre esses indicadores em: https://bit.ly/2FrNgAZ

Alex Engenharia juntos por um futuro melhor!


__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A melhores cidadescasa dos sonhos não compõe somente o design externo e interno, é necessário também considerar o bairro e até o estado, pois, viver em uma cidade estruturada é essencial tanto para o indivíduo quanto para a família.
Em relação a isso, à ONU (Organização das Nações Unidas) junto com PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Fundação João Pinheiro e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) avaliam o IDHM (Índice do Desenvolvimento Humano Municipal) que analisam as melhores cidades para morar, considerando os três indicadores principais: educação, renda e a expectativa de vida.
Os resultados dos dados levantados variam entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, mais a cidade é considerada acima da média.
Por título de curiosidade, o Brasil está no ranking mundial na 75°com IDH de 0,755, considerada mediana.
Agora, se você está à procura de um novo lugar para morar com os melhores indicadores, confira abaixo, as cinco melhores cidades do país:
 1°- São Caetano do Sul (ABC Paulista – São Paulo)
IDHM: 0.862 (Muito alto)
IDHM Renda: 0.891
IDHM Longevidade: 0.887
IDHM Educação: 0.811

2° - Águas de São Pedro (São Paulo)
IDHM: 0.854 (Muito alto)
IDHM Renda: 0.849IDHM Longevidade: 0.890
IDHM Educação: 0.8253° Florianópolis (Santa Catarina)
IDHM: 0.847 (Muito alto)
IDHM Renda: 0.870
IDHM Longevidade: 0.873
IDHM Educação: 0.800

4° Balneário Camboriú (Santa Catarina)
IDHM: 0.845 (Muito alto)
IDHM Renda: 0.854
IDHM Longevidade: 0.894
IDHM Educação: 0.789

5° Vitória (Espírito Santo)
IDHM: 0.845 (Muito alto)
IDHM Renda: 0.876
IDHM Longevidade: 0.855
IDHM Educação: 0.805

Indicamos que além de considerar o ranking acima, pesquise mais e se possível faça uma visita ou uma viagem de férias.
Assim, possibilita conhecer melhor a cidade e analisar se realmente vale a pena ou não.
Confira todo o ranking no link: https://bit.ly/35bhKjH e precisando de reforma ou construção, conte com a gente!

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O desenho Universal Acessibilidade 2020é focado no design de produtos, serviços e ambientes com o objetivo de ser utilizado por maior número de pessoas independente da idade, situação ou habilidade.
O desenho Universal está atrelado a inclusão de pessoas e veem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de indústrias, comércios e governo.
Os sete princípios que envolvem esse conceito são:
1. Igualitário: deixando os espaços e acessos iguais para todos, por exemplo: assentos adaptáveis em teatros e arenas esportivas;
2. Flexível ao uso: como caixas eletrônicos com feedback visual, auditivo e tátil;
3. Simples e óbvio: fácil entendimento, como sinalizações com desenho ao invés de textos;
4. Informações de fácil percepção: independente das condições ambientes é possível identificar a comunicação, como lives com transmissões por libra;
5. Tolerância ao erro: pensar em não oferecer risco ao usuário, após ações acidentais, por exemplo: recurso de desfazer no software, para que o usuário não seja penalizado, ao corrigir um erro;
6. Baixo esforço: pensado em economizar a energia e evita a fadiga, por exemplo: lâmpadas de toque operadas sem interruptor;
7. Abrangente: Oferecer condições que estabelecem a todos, por exemplo: corredores amplos e produtos expostos em diferentes alturas.
Portanto, cada vez mais é importante pensar não só na beleza da arquitetura, como também
pensar para quem você está construindo.
Pense nisso!

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Na construçãoarquteo 3333 e na reforma, ambas são essenciais, mas quem vem primeiro é o alvará
de construção
, destinado para liberação dos serviços da obra, como: ampliação, movimentação de terra, construção de casas antigas e demolição.
Há algumas reformas simplificadas que não é necessário esse documento, como nos casos de troca de revestimentos, forros, pinturas, reparos elétricos, ampliações entre outros.
A emissão do alvará pode levar até 50 dias e é preciso algumas cópias dos documentos para a solicitação, que são:
Cópia do projeto;
Cópia do RG do proprietário;
Cópia do contrato particular de compra e venda registrado no cartório;
Comprovante de regularidade da construção ou copia das plantas originais aprovadas pela Prefeitura;
Cópia do cadastro do Contribuinte Municipal (CCM);
Cópia do último carnê do IPTU;
Cópia da carteira do registro do engenheiro responsável no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).
Os documentos acima, não precisam ser autenticados no cartório.
Já a habite-se ocorre depois desse processo, que é uma certidão emitida pela
Prefeitura confirmando que o imóvel em questão, está apto e adequado dentro das
exigências legais para ser habitado, conhecido também, como auto de conclusão de obra.
Isso geralmente quem dá a entrada e faz o pagamento é a empreiteira contratada, que inclui esse serviço dentro do orçamento. 
Contudo a liberação do habite-se pode levar em torno de 30 dias após a solicitação do requerente, por isso, é importante planejar qualquer reforma ou construção com antecedência para não gerar inconveniente nos prazos de entrega.
Além do mais, a falta desse documento gera outros contra tempos, como:
Multa para o proprietário do terreno;
Para estabelecimentos comerciais, ocorre a proibição de liberação das atividades comerciais (alvará de funcionamento).
Averbação da construção, que seria o bloqueio do registro da matrícula do imóvel;
Recusa dos bancos ao financiamento do imóvel;
Claro, que cada município adota suas normas, portanto é necessário consultar para verificar os requisitos necessários.
Caso haja alguma dúvida, consulte um engenheiro ou um arquiteto para direcioná-lo melhor de sua preferência ou entre em contato conosco.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O acessibilidadecivilfuturo é exponencial e imprevisível com novas tecnologias e comportamentos, mas esse cenário estará com uma população mais idosa e menos jovem daqui a alguns anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há mais de
28 milhões de idosos acima de 60 anos, em que representa 13% da população do país.
Além disso, 24% da população declara ter alguma dificuldade física ou
mental /intelectual, segundo o IBGE.
As campanhas de acessibilidade são fundamentais não somente para a inclusão e a equidade entre as pessoas na nossa sociedade, mas também, devem ser consideradas nos projetos comerciais e residenciais.
Mas, o que é exatamente acessibilidade?
De acordo com a norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas que rege a acessibilidade em construções: “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, (...) de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana
como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”.
Adequar a cidade como um todo trará benefícios não somente para esses, como
também para gestantes, obesos, crianças de colo e pessoas acidentadas. Oferecendo conforto, segurança e autonomia, por isso a importância de pensar na acessibilidade na construção civil, para não interferir no direito de ir e vir de qualquer cidadão.
Portanto, é essencial que todo projeto arquitetônico também tenha atrelado um projeto de acessibilidade que pode ser adotado para edificações, projetos comerciais, residências e outros; pois adotar medidas após a construção, poderá sair mais caro.
Como exemplo, podemos mencionar o museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro que é guiado pela sustentabilidade e acessibilidade, que explora como os nossos modos de viver poderão impactar o futuro daqui a 50 anos.
Assim, acompanhar e adotar as novas tecnologias são um meio de se ter uma cidade inteligente e igual para todos no final.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

De irregularacordo com o último levantamento do Ministério Desenvolvimento Regional, estima que 50% dos imóveis no país tem alguma irregularidade e que 30 milhões de domicílios não tem escritura.
Numa visualização generalizada, podemos pontuar que isso ocorre pela desigualdade social,
que vivemos em dois extremos entre bairros luxuosos e favelas. 
No entanto, as irregularidades são variadas que atingem todas as classes sociais, desde invasões de loteamentos, construções não aprovadas ou registradas e venda ilegal.
A falta de fiscalização e o crescimento da população, acabam agravando essa situação, gerando grandes prejuízos como:
Invasão de terras;
Infraestrutura precária das cidades;
Poluição de nascentes em reservas ambientais;
Prejuízo econômico tanto para a população local quanto para o Estado;
Demolição, risco à vida;
Dificuldades de vender e financiar o imóvel.
Para quem vive nessa situação, saiba que é possível solicitar a regularização do seu imóvel.
Os documentos necessários são: a matrícula do imóvel, o alvará de construção, as anotações de um técnico (ART) engenheiro ou arquiteto e o habite-se
Com tudo em mãos, é necessário ir ao cartório de registro de imóveis para registrar e assim, legalizar a posse. Em alguns municípios exige também, que se faça o cadastro na prefeitura.
Agora se a sua construção já está finalizada, para legalizar é preciso ter todos os documentos mencionados acima, fora solicitar vistoria do imóvel e providenciar a CND.
Caso, o imóvel tenha sido modificado ao longo dos anos, com reformas fora do que estava na planta inicial, será preciso elaborar um projeto arquitetônico que é feito por um arquiteto ou engenheiro, que serão responsáveis em validar o novo imóvel.
Como sabemos, todo esse processo pode ser complicado, mas o que vale no final é a sua segurança.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Umapartamento grande sonho em comum da maioria dos brasileiro, é ter a sua casa própria.
Com o passar dos anos, o comportamento e o estilo de vida obtiveram muitas
mudanças que afetaram os quesitos do lar ideal.
Antes, ao escolher onde morar, era avaliado somente as características da região como: emprego, escolas, hospitais, segurança etc. 
No entanto, com o crescimento da população, com problemas fundiários e valorização do espaço urbano, surgiu no início do século XX as edificações verticais.
Os edifícios e os apartamentos se tornaram uma alternativa para atender a população como uma moradia inovadora e atrativa ao mercado imobiliário, por sua rentabilidade. 
Hoje, a escolha de morar em casa ou em apartamento é definido mais pelo o estilo de vida.
Se você viaja bastante, prioriza a segurança, gosta de localização privilegiada e com espaços planejados de lazer, o ideal é o apartamento; já as desvantagens são a taxa de condomínio para a manutenção do prédio e respeitar as regras para manter a boa vizinhança.
A casa é melhor para quem gosta de mais espaço, de bichos de estimação e de
liberdade; agora as desvantagens são a manutenção frequente e custos com segurança dependendo da região em que se encontra.
Claro, que muitos apartamentos, já aceitam pets, mas não são todos e quando aceitam, depende do porte do animal.
Todavia em ambas opções, é necessário a manutenção contínua e infelizmente, muitas pessoas aderem o PEGUE E FAÇA, sem a orientação de um profissional.
O lar é um espaço de acolhimento e segurança. E com a crise financeira dos últimos anos, gerou mudanças no comportamento da sociedade, em que muitos trocaram o “Happy Hour” dos bares para encontros sociais entre amigos e familiares em suas casas. 
A cozinha mesmo, virou uma extensão da sala para receber visitas regulares e com a crescente onda a adesão da gastronomia, os consumidores veem investindo mais em compras online no departamento de casa e decoração, segundo a última pesquisa do Mercado livre em parceria com o Google.
Portanto, antes de fazer qualquer reforma ou o famoso “puxadinho”, consulte um profissional qualificado, porque se cada tijolo, faz diferença numa obra, imagina tirar do lugar errado?
Pense nisso!

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Muitasarquiteto2 1 pessoas veem o profissional de arquitetura voltado para o segmento de decoração, mas as suas atividades vão muito além disso.
Hoje no Brasil, segundo o último levantamento do Conselho de arquitetura e urbanismo (CAU), há 106.038 arquitetos e urbanistas atuantes em diversos setores como: projetos, execução de obras, consultoria, serviço público e paisagismo.
A missão do arquiteto é construir e reformar, garantindo a total segurança pela execução
da obra e é ele (a), que avalia todos os possíveis riscos desde a análise da fundação a infraestrutura da região.
Suas atividades incluem: orientação, especificações técnicas, planejamento, vistoria, coordenação, elaboração de projetos, paisagismo, urbanismo e arquitetura de interiores.
O objetivo do arquiteto nos projetos como um todo é tornar o projeto arquitetônico funcional, seguro, bonito, confortável e principalmente sustentável, pois cada vez mais, é necessário repensar no contexto urbano como um todo e que traga benefícios, também
para a comunidade.
Em sua formação é necessário conhecimento matemático, arte e história, mas o destaque é para o desenho, já que é preciso elaborar e planejar maquetes e plantas; porém, hoje
em seu auxílio há diversos softwares que viabilizam isso.
Portanto, é fundamental tomar toda a precaução ao construir ou reformar a sua casa e o
seu negócio. Mesmo que considere que seja um reparo simples, esse pode gerar
imprevistos incalculáveis sem a orientação e visão técnica de um arquiteto.
Pesquise cuidadosamente e avalie as referências desse profissional quando for contratar, e se necessário consulte o Conselho Regional de Engenharia (CREA) ou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para mais informações.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A palavrabaldrame2 baldrame pode parecer estranha para quem não é do ramo da construção, porém a conhecemos como viga de fundação. Muito utilizada em edificações pequenas, pois é o alicerce que sustenta toda a base, dando solidez as paredes, lajes, telhados e
as demais cargas envolvidas.
O baldrame é feito de concreto armado, tem formato retangular e fica abaixo do nível do solo, é mais utilizado em fundações do que a sapata.
Na construção civil esse processo pode ser executado de duas maneiras: in loco ou pré-moldadas; a escolha do tipo do procedimento vai depender do local da obra.
Essa é uma forma de flexibilizar e agilizar o trabalho, no entanto, também é importante fazer a impermeabilização, pois protege a fundação, os revestimentos e a alvenaria das infiltrações; eliminando a possibilidade de patologias.
Mas, o que é patologia na construção civil?
A patologia está relacionada a deterioração dos sistemas construtivos, que podem acontecem devido a degradações como: erosão, vibrações, infiltrações, corrosão, variação de temperatura e até reações químicas.
Por isso, inspecionar constantemente as estruturas e avaliar a patologia da construção civil, é uma tarefa fundamental que precisa ser executada constantemente, para que
nos casos que ocorra, a recuperação da construção seja efetiva e pontual.
Assim, estar atento a execução das fundações é extremamente importante pois essa etapa fica enterrada e a inspeção não é tão fácil assim, todo detalhe do planejamento
da obra é indispensável tanto para curto e principalmente à longo prazo.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

FerramentasCAPACETE e softwares são essenciais na construção civil para monitoramento e planejamento do projeto.
No cotidiano da execução das obras é necessário tomar alguns padrões de comunicação para facilitar os processos e com isso, foram integrados os Equipamentos de Proteção Individual EPI's.
Os EPI's são obrigatórias para a segurança do trabalhador o conjunto composto máscara, abafador de som, cinturão de segurança e o popular capacete.
O que poucas pessoas sabem é que o capacete, além de proteger, também comunica.
As cores dos capacetes estão relacionadas com as funções de cada pessoa na obra,
há as cores indicadas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), mas não são oficiais, possibilitando que as empresas escolham seu modelo de cores e estabeleçam essa comunicação.
A importância de adotar esse sistema é que facilita na identificação do trabalhador,
na segurança e no controle da obra.
Por aqui adotamos as seguintes cores em nossas obras:
Capacete amarelo: Visitantes;
Capacete Branco: Engenheiros, estagiários, técnicos, mestre de obras e encarregados;
Capacete Verde: Serventes, operários e armadores;
Capacete azul: Pedreiros;
Capacete vermelho: Carpinteiros de forma e bombeiros;
Capacete cinza: Eletricistas;
Capacete preto: Operador de máquinas e técnicos em segurança do trabalho.
Assim, todo o detalhe deve ser estratégico e funcional para a equipe, alem de que adotando esse sistema, evita-se a circulação de pessoas não autorizadas em áreas restritas.
O crachá ainda é válido, mas visualmente os capacetes torna o processo muito melhor e uso do colete refletivo, apesar de não ser um EPI, é considerado uma boa prática por nós da Alex Engenharia.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O demolicaoser humano por natureza tem facilidade para recordações ruins do que boas. No segmento da construção civil isso não é diferente, pois as possibilidades visuais (catástrofes) são bem maiores e raramente vistas pela sociedade de vido a baixa frequência.
A importância de um bom profissional, é pontuada e valorizada nesses momentos, pois a procura no cotidiano, é mais pela barganha do serviço.
Recentemente, presenciamos um incidente, que felizmente não obteve proporções maiores de desastre.
Uma estrutura de caixa d´água durante a fase de demolição desabou e rolou terreno abaixo atingindo vários veículos, o fato se deu na cidade Diadema.
Este caso, ainda está sendo apurado e investigado, pois há indícios de que o consórcio não tinha registro no conselho Regional de Engenharia (CREA) e nem autorização da prefeitura para a execução da demolição.
O que queremos pontuar usando esse caso como exemplo, é a importância da responsabilidade profissional, do planejamento e do gerenciamento das pessoas e tarefas envolvidas para que não aconteçam acidentes e perdas de vidas.
Portanto, todo o profissional seja engenheiro civil, operário, mestre de obra e arquiteto tem o seu valor e importância para a idealização de um projeto e a sua entrega com segurança.
Pense nisso!
Veja matéria: https://youtu.be/qXxIpxGYvhg

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A tecnologiascasa do futuro ainda não é a casa dos Jetsons, do desenho animado produzido
pela Hanna-Barbera em 1962. 
Casas construídas no céu com seus carros voadores, ainda não são parte da nossa realidade. No entanto, a construção civil obteve muitas mudanças com a inclusão
da tecnologia e com a sua adesão, diminui o fator desperdício e tempo.
Entre elas podemos destacar: impressão em 3D, realidade aumentada e o bioconcreto.

Impressão em 3D
A impressão em 3D começou com pequenos moldes para o setor de arquitetura e
até mesmo no ramo de prestação de serviços. Hoje, devido seu potencial está presente na construção civil em projetos de casas, apartamentos e até pontes.
Com essa tecnologia possibilita a liberdade de criar designs personalizados, com autonomia e economia; já que não precisa de mão de obra qualificada para a execução.
Outro fator que o torna favorável, é a possibilidade de acompanhar com exatidão
todo o processo de produção, além da sustentabilidade, devido a utilização de materiais recicláveis.
Por outro lado, as desvantagens no momento são que a impressão em 3D, ainda não tem preço acessível no mercado e o fator climático, que pode dificultar na produção por causa dos materiais líquidos e semilíquidos que podem endurecer mais rápido.

Realidade aumentada 
A realidade aumentada possibilita a imersão nos projetos com alta visibilidade por meio de softwares que permitem também, identificar erros antes da edificação da obra. Além, do grande potencial de demonstração para clientes e investidores em novos projetos, em que podem não só visualizar a arquitetura como também decidir a decoração.
Os benefícios principais são: redução do ciclo de venda, ganho de produtividade em todo o processo e menor risco no canteiro de obras.

Bioconcreto
O bioconcreto ou concreto vivo é utilizado para preencher fissuras causada por fatores químicos na peça concretada.
O diferencial é que esse material utiliza bactérias que estão adormecidas junto ao lactato de cálcio, dentro de uma capsula de plástico biodegradável que funciona como alimento.
A bactéria é ativada quando entra em contato com a água, assim produzem os microrganismos que se alimentam e produzem o calcário, resultando no preenchimento das rachaduras.
Essa é uma tendência que está em crescimento no mercado da biomimética que trabalha com a inovação inspirada pela natureza, que abrange outros setores do mercado.
Por fim, o que queremos pontuar é que a construção civil está em constante mudança junto as novas tecnologias e que não basta somente acompanhar o comportamento da sociedade, mas que precisamos também, mudar o mindset dos negócios para enxergar novos horizontes.
Assim, para muitos a tecnologia é considerada uma ameaça, mas na verdade é somente um meio para se alcançar melhores resultados.
Pense nisso!

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Na INSALUBRIDADEconstrução civil é primordial ter funcionários qualificados, não somente para garantir
a eficiência e a eficácia das entregas das obras, mas também, para minimizar as possibilidades de acidentes no trabalho.
Isso é possível investindo na capacitação da equipe e treinamentos diários dos envolvidos nas atividades.
No que diz respeito sobre as condições de atuação dos operários na construção civil, temos basicamente duas classificações, a periculosidade e a insalubridade.
A periculosidade se refere a serviços que tem alto potencial de levar o empregado a invalidez ou a morte de acordo com a Norma Regulamentadora 16 – NR16. 
Os serviços classificados nesse são:
Operações com Inflamáveis;
Explosivos;
Energia elétrica;
Substâncias radioativas; 
Operações em motocicleta;
Roubo ou violência física.
Já a insalubridade coloca em risco a saúde do bem-estar do funcionário e também, a integridade física e psicológica de acordo com Norma Regulamentadora 15 – NR15.
Os serviços classificados nesse são:
Trabalhos com ruídos contínuos de impacto;
Exposição ao calor, frio ou umidade;
Exposição à radiação ionizante;
Agentes químicos;
Agentes biológicos;
Exposição à poeira de minerais.
Segundo o CAT (Acidentes de trabalho) em São Paulo, foram notificados 54,5 mil
acidentes de trabalho no último levantamento de 2018.
Os três principais agentes causadores de acidentes nos serviços de engenharia
e arquitetura foram: quedas do mesmo nível, veículos de transporte e motocicleta.
Confira no gráfico abaixo: 

             CAT
                       Fonte: Ministério da economia e Secretária do trabalho

Portanto, acompanhar constantemente as obras e conscientizar a todos sobre a importância
do uso das EPIS e adoção de regras de conduta durante o trabalho, é a forma mais garantida
de manter a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Saiba mais sobre segurança e saúde no trabalho em: https://bit.ly/3kGBClr

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Naimprevistos2 construção civil, para garantir o prazo de entrega do empreendimento é  necessário planejamento e controle do orçamento, e ainda sim lidar com imprevistos que podem
atrasar o cronograma, como mudanças no projeto, falhas de comunicação entre a equipe, erros de contratação na mão de obra, entre outros.
Todos os pontos anteriores estão ao alcance da análise preditiva, possíveis de serem evitados com um planejamento antecipado ou até mesmo, soluções paliativas para garantir o cumprimento da entrega.
No entanto, em se tratando de imprevistos externos como problemas climáticos, a análise do macroambiente é primordial também, para a execução da obra.
Por isso, segue algumas dicas:
-Acompanhe as mudanças climáticas da região, e adapte a execução da obra de acordo com o clima;
Para misturas de argamassa e areia, direcione para locais sem escoamento de chuvas, mantendo em um local coberto, caso contrário, utilize lonas.
Todo o cuidado é essencial a longo prazo, pois não havendo essa atenção, pode gerar custos adicionais como: horas extras, contratação de uma equipe de reforço emergencial
e custos adicionais com matéria-prima.
E por fim, garanta uma reserva para cobrir imprevistos na obra para que não haja
surpresas no seu orçamento, e consiga garantir a qualidade na execução.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O Mulheresmercado de trabalho é competitivo e ainda apresenta desigualdades, sendo a principal delas: a participação das mulheres no mercado de trabalho.
Com as mudanças de comportamento familiar ao longo do tempo, os lares brasileiros são chefiados por 45% das mulheres, segundo o último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e é um dado importante comparado a 2015, em que o
percentual era de 25%. 
No entanto, mesmo ganhando referência dentro das residências, a diferença salarial ainda é alta, já que recebem ¾ a menos do que os homens, segundo o levantamento do IBGE, para executar a mesma função.
Mesmo aumentando a participação na área profissional, as mulheres não deixaram de atuar menos em suas casa. Trabalham em uma jornada dupla, dedicando cerca de 18 horas por semana em tarefas domésticas e cuidados de pessoas, comparado aos homens, que dedicam 10 horas e meia por semana.
A participação das mulheres no mercado de trabalho se expandiu para vários setores, e na construção civil não foi diferente. A representação das mulheres foi de 1,10%, conforme gráfico abaixo:

                              imagegrafico2
                                    (Fonte: Site empoderamento das mulheres)


É importante não só dar apoio para o aumento da participação das mulheres no mercado
de trabalho, mas incentivar o aumento de contratações nas empresas para um ambiente
mais diversificado, pois toda a corporação ganha com isso.
As mulheres apresentam melhores resultados na liderança e na comunicação, segundo
um estudo mundial feito pela Ketchum Leadership Communication Monitor (KLCM), que foi
realizado com 6.509 pessoas em sua terceira edição.
O estudo apontou que as mulheres:
São mais tranquilas e confiantes para resolver questões adversas ou em momentos de crise;
Reconhecem melhor os erros;
Se comunicam mais abertamente e são mais transparentes;
Conseguem desenvolver melhor o potencial da sua equipe;
São melhores líderes:
Portanto, é importante focar no capital humano, desde que a diversidade e equidade também
sejam considerados, porque o aprendizado e a troca serão mais enriquecedoras para ambos
os lados, e mesmo sendo mãe, não deixará de ser uma profissional qualificada e eficiente.
Acesse todo o estudo da Ketchum: https://bit.ly/3f6APGs

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A cultura2competitividade do mercado de trabalho é  muito grande, e as empresas precisam de uma comunicação clara, trabalhar muito bem a sua imagem, saber qual o propósito e os valores
a serem vistos pelos seus clientes. A competitividade do mercado de trabalho é  muito grande, e as empresas precisam de uma comunicação clara, trabalhar muito bem a sua imagem,
saber qual o propósito e os valores a serem vistos pelos seus clientes. 
Com a internet na palma da mão, o cliente tem como validar a prestação de serviço e a integridade de qualquer empresa a qualquer momento.
Além da importância de disponibilizar informações nas redes sobre a sua missão, visão e valores, também é necessário se atentar a cultura organizacional.
Mas, por quê?
A cultura organizacional funciona como um guia de comportamento para os funcionários, envolve questões como: boas práticas, valores, políticas, sistemas, hábitos, e tudo que
envolve a rotina e a funcionalidade da instituição.
Sua importância não está atrelada somente na questão da ordem, mas sim, na alta performance
Ao contrário de anos atrás, a famosa frase: “VESTIR A CAMISA DA EMPRESA”, não se encaixa mais ao mercado de hoje. Para se ter profissionais comprometidos, é necessário trabalhar a questão de pertencimento e do propósito.
Ter profissionais engajados e alinhados a cultura da empresa, evita rotatividade e gastos
excessivos na contratação.
Os principais motivos de desligamento pelos funcionários são:
Falta de plano de carreira;
Discussões com os líderes ou gestores;
Falta de feedback orientado para o desenvolvimento;
Não se identificar com a cultura da empresa.
Portanto, ter essa clareza e objetividade na contratação evita custos e perda de tempo.
E a empresa precisa manter sua equipe atrelada, atualizada e envolvida a todo momento.
Por isso, o endomarketing vem ganhando espaço, pois seu objetivo é focar nas pessoas
e gerar resultados, alinhados com uma cultura organizacional proativa e participativa.
Pense nisso!

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

SegundoMercado o IBGE, até a edição deste, somos 211.808.567 habitantes no Brasil. Diante do crescimento e a diversidade das regiões, uma das preocupações ao longo dos anos é o planejamento urbano em relação a moradia.
E os grandes desafios nas construções são: desperdício, tempo e gestão de projetos.
Na questão do desperdício, e a preocupação crescente com o meio ambiente, os resíduos não são mais jogados fora. Hoje, há todo um planejamento de separação para reutilizá-los em outros processos da obra. 
E isso só é possível devido a gestão de projeto, do início ao fim, que com o apoio da tecnologia e metodologia ágil, possibilita avaliar todo o processo com todos da equipe em tempo real. Analisando futuros riscos, falhas, reduzindo sobras e custos.
Contudo, o foco é entregar qualidade e eficiência no menor tempo possível, pois as construtoras sofrem pressão constantemente para entregar as edificações no menor tempo possível.
Além do mais, o consumidor do século XXI tem a internet ao seu favor para consultar a variedade de empresas (concorrência) e averiguar a eficiência das entregas das empresas.
Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar o comportamento do consumidor e seu estilo de vida para criar soluções tanto para moradia quanto para o mercado, como percebemos nos lançamentos de apartamentos de metragens mínimas, tiny houses, e até mesmo empresas adotando 100% Home Office e coworking.
Portanto, essa transição que a construção civil está vivenciando é devido a tecnologia no
nosso dia a dia, e um desafio constante para rever novas formas de construir e entregar.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O mercadoTreinamento1 está em constantes mudanças, passamos por várias revoluções desde a era neolítica até a 4° revolução industrial. Muitos empregos deixaram de existir, e ao mesmo tempo, muitos outros foram criados.
Neste momento de pandemia, o novo normal do mercado gerou transformações de comportamento e urgência para um novo jeito de viver, seja com o trabalho em home office até a implantação de tecnologias mais avançadas para atender as necessidades dos
clientes.
No entanto, o mais importante, é ter uma equipe qualificada e preparada para suprir e compreender esse novo consumo.
Aqui entra a importância do treinamento e desenvolvimento aplicado nas empresas
Os dois conceitos aparecem juntos, mas com objetivos diferentes, pois o treinamento ensina
o funcionário a executar suas atividades com excelência e precisão a curto prazo, e o desenvolvimento é aplicado práticas educacionais para melhorar o desempenho do funcionário a longo prazo.
De acordo com um estudo realizado pelo Panorama de Treinamento e desenvolvimento no Brasil (T&D), que tem como objetivo investigar os principais indicadores da gestão de treinamento e desenvolvimento, apontou em sua 14° edição que o setor industrial foi o que mais investiu por colaborador, seguido pelo setor de serviços e comércio.

                                    Grafico1

Os índices de investimentos mostrados no gráfico acima são baixos, comparados aos anos 
anteriores, apresentando uma queda de 13%; mas é importante ressaltar que a distribuição
de investimento acontece em toda a cadeia hierárquica, sendo 20% para os líderes, 30%
para a gerência e supervisão e 50% para os não líderes.
O investimento em treinamento não é um custo, pois melhora não só os resultados de 
produtividade, como também reduzem o retrabalho, capacita os funcionários para utilização 
de novas ferramentas, melhora a experiência dos clientes e o clima organizacional. 
Além disso, gera outros benefícios como atrair talentos (employer branding), formação de
novos líderes e redução de gaps de competência.
Contudo, o profissional do futuro independente da empresa, precisa se qualificar 
constantemente para acompanhar as tendências do mercado e não ficar para trás.
Portanto, ser autodidata é um diferencial, e estudar constantemente não é mais 
exclusividade da medicina e dos cientistas. 
Caso tenha interesse em saber mais sobre os indicadores do Panorama, acesse: 
https://bit.ly/38XjjmT 
Boa leitura!

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Muitas Construção civil Inovadora ou pré histórica vezes idealizamos a casa ou o prédio dos sonhos, planejamos e preparamos o investimento para não acontecer nenhum imprevisto durante a construção. 
No entanto, o imprevisto quando acontece, pode não estar relacionado diretamente à obra em si, mas sim, com a propriedade vizinha.
É importante avaliar, antes de começar algum empreendimento, se o seu sonho poderá gerar danos aos estabelecimentos ao entorno da obra.
O direito da vizinhança, no modo geral, é um conjunto de normas que tem como objetivo proteger a propriedade do morador e gerir um convívio saudável entre os vizinhos de um local, sem precisar gerar ações judiciais em momentos de conflitos, como: segurança, pertubação do sossego, árvores e questões sanitárias que possam afetar a propriedade.
Isso está atrelado também ao código civil do direito de construir, que pontua questões como:
- O dono da construção não pode fazer janelas com visibilidade frontal a menos de um metro e meio da construção do vizinho;
- O prédio que está sendo construído, não pode despejar água diretamente sobre a
casa do vizinho;
- Não é permitido encostar chaminés, fogões, fornos ou qualquer aparelho que possa gerar infiltrações na parede divisória;
- Se a parede divisória pertencer a um dos vizinhos, e não tiver capacidade para ser
travejada pelo outro, não poderá este fazer-lhe alicerce ao pé sem consentimento do
vizinho, porque pode causar riscos a construção; 
Saiba mais sobre a Lei do direito de construir (https://bit.ly/3gSO8f4), e tenha o projeto
do seu sonho sem problemas com os vizinhos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Paraqual a importancia de um orcamento bem feito 1 muitas pessoas a palavra construção é sinônimo de imprevistos e principalmente de dor de cabeça. O desejo da conclusão de um projeto, seja residencial, habitação, industrial, entre outros, é algo que precisa de planejamento e de muita atenção ao orçamento.
No entanto, o orçamento não ganha muita relevância em alguns projetos e isso desencadeia em atrasos e  serviços de má qualidade. 
No geral o orçamento deve ser planejado antes mesmo de começar as obras, pois isso engloba não somente os custos diretos como equipamentos, materiais e mão de obra, como custos indiretos, impostos, equipe do escritório e o tempo da execução.
Mas afinal, o que é um orçamento de obras?
O orçamento de obras avalia o projeto ao todo e planeja os gastos para a execução do projeto do início ao fim.
O ideal é que todo esse processo seja planejado e compartilhado com a equipe responsável para evitar imprevistos e falha de comunicação durante as entregas.
Além do controle do planejamento, ter um orçamento bem feito gera outros benefícios como:
Negociação
Com o planejamento orçamentário é possível comprar com antecedência a matéria-prima, evitando atrasos de entrega, além da possibilidade de negociar melhores valores de compra;
Controle de Custos
Com o controle de custos é possível avaliar os valores constantemente e verificar a
possibilidade de manusear os recursos para atender em momentos de imprevistos,
sem ultrapassar a cotação;
Prazos
Com o apoio do cronograma do projeto, possibilita avaliar o andamento da obra e
entregar dentro do prazo, gerando não só satisfação do cliente como também confiança
de mercado.
Portanto, dispor de capital para investir em qualquer projeto é fundamental, porém,
a eficácia e a eficiência estão atreladas a uma equipe qualificada e com metodologias
ágeis para a execução.
Pense nisso!

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

EstáHabilidades comportamentais2 claro que o perfil de funcionários mudou com o passar das gerações, antes o emprego sonhado acompanhado por uma aposentadoria, era toda a segurança desejada pelo candidato.
Hoje, além do mercado estar em constante atualização tecnológica, a questão da carreira profissional também passa por alterações, surgindo novas profissões e outras sendo extintas.
Candidatos mais dinâmicos, autodidatas, competitivos e impacientes por promoção
são algumas características que compõem o mercado atual. No entanto, na mesma medida que o Hard Skill (habilidades técnicas) é importante para a melhor
performance em resultados, há uma deficiência no Soft Skill (habilidades comportamentais).
O que queremos focar é que 87% das demissões que ocorrem no Brasil é pelo comportamento inadequado, segundo a pesquisa realizada pela revista Você S/A.
É importante que o Recursos Humanos consiga identificar esse equilíbrio na contratação, para evitar custos futuros com processos seletivos de candidatos fora do perfil.
A questão atual, não é mais funcionários que vistam a camisa da empresa, mas que acreditem e apostem no propósito dela e no quanto eles podem agregar nesse processo.
O modelo hierárquico ainda existe nas corporações, porém um novo jeito de administrar, já conquistou muitos empreendedores como as startups.
Mas, quais são os comportamentos mais desejados no mercado?
Os principais atributos mais esperados, principalmente para o cargo de liderança são: 
Liderar por exemplo;
Comunicação aberta e transparente;
Admitir erros;
Trazer o melhor de cada um;
Lidar com controvérsias e crises calmamente.
Assim, é importante avaliar constantemente nossa postura como funcionários e
gestores, pois a gestão de pessoas ainda é um grande desafio nos relacionamentos
profissionais do século XXI.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Qual cliente não gosta de novidade?reforma comercial2
Principalmente quando a loja é nova, mas essa percepção pode ser atrelada ao seu negócio, que já está a muito tempo no mercado.
Sabe como? Com a reforma comercial.
Muitos ainda encaram a reforma como desperdícios, que na verdade é um investimento.
As pessoas já conhecem o seu negócio e pode até ser um ponto de referencia para elas, mas não é por isso que seu ponto comercial, não precise de uma repaginada.
Iluminação, fachada e até mesmo posicionamento dos produtos, podem fazer toda a diferença para o fluxo de caixa no final do mês.
Então, separamos algumas dicas valiosas para você.
Vamos lá?
1 - Tenha uma fachada nítida e bem iluminada, pois facilita na localização do cliente e vira um ponto de referência;
2 - A calçada também faz parte do pacote, assim, a mantenha sem buracos e adaptável para pessoas com problema de locomoção como: rampa para cadeiras de roda;
3 - Pense na locomoção dos seus clientes dentro da loja, mantenha fluidez e mobilidade estratégica, como inclusão e gondolas e expositores bem distribuídos e sinalizados;
4 - Se o negocio envolve toda a família, pense em espaços de lazer para crianças, espaço de café e de descanso para os pais; crie vantagens competitivas suplementares para que seu cliente fique mais tempo no estabelecimento;
5 - Se mais tempo dentro da loja significa mais dinheiro, não esqueça de investir também
no estacionamento; evite as vagas sem identificação e apertadas, pois ninguém gosta
de possibilidade de ter  o carro arranhado.
Pense nisso  e mãos à obra, pois o negócio dos seus sonhos está a uma planta de
distância.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desdefranquia2 a crise financeira de 2018, a solução dos brasileiros para o desemprego foi se aventurar no mercado de empreendedorismo e um desses caminhos foi a franchising.
Segundo a pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) realizada no último trimestre de 2019, no Brasil abria-se 3 novas franquias por hora, a perspectiva
era positiva para 2020, até nos depararmos com a pandemia.
O importante neste momento e rever o mercado e encontrar soluções diferenciadas para atender o seu cliente e se preparar para a retomada no mercado.
Há vários segmentos de franquias, entre alimentos, vestuários, animais de estimação entre outros. Mas antes de focar em franquias que são naus rentáveis e baratas, separemos algumas perguntas para facilitar na construção do seu plano de negócio e evitar erros.
O segmento escolhido é algo de que você gosta?
Você se ver administrando uma empresa por anos e gerenciando pessoas?
Você sabe quem será seu público alvo?
Já avaliou a localização ideal e os concorrentes?
Definiu o seu negócio e qual o propósito busca sanar na sociedade?
Quem será os seus fornecedores e como funcionará a logística?
Seu negócio tem proteção de dados e está presente na internet?
São muitas perguntas, mas que com certeza, esclareceram em como montar o seu negócio sem imprevisto.
Então, pesquise bastante, procure o seu empreendimento ideal e fale com um arquiteto
ou engenheiro civil para estruturar o seu projeto, pois seja, franquia para shoppings,
para lojas de rua, quiosques ou até mesmo reforma comercial, o importante é começar
com o pé direito e com boa impressão.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A construção civil é encarregada de edificar obras que vão desde casas, barragens,Construção civil Inovadora ou pré histórica 2
entradas, edifícios e aeroportos.
Neste segmento, além da preocupação do prazo de entrega e o cumprimento das especificações do projeto, é extremamente necessário, tomar precauções no canteiro
de obras, com a utilização de EPI (equipamentos de proteção individual).
Segundo a cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: "o EPI é todo
dispositivo de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a prevenir riscos que podem ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador".
A falta desse cuidado gera acidentes, em que os principais casos na construção civil
são: lesões por esforço repetitivo, exposição a altos ruídos, acidentes no maquinário
por utilização incorreta e queda em alturas elevadas.
Assim, o uso de máscaras, óculos capacetes, luvas entre outros equipamentos é essencial para proteger a vida.
Nesse momento de covid-19, além dessas orientações foram adotadas outras medidas como:
- A lavagem e assepsia dos equipamentos e vestimentas de trabalho diariamente;
- Disponibilizar álcool em gel 70% nas dependências da obra;
- Evita aglomeração nas células de trabalho, atuando com equipes pequenas;
- Adoção de turnos diferenciados de trabalho e horário de almoço.
Havendo identificação de algum funcionário com os sintomas, direcioná-lo para uma unidade de saúde pública mais próxima imediatamente.
Fora essas prevenções, orientar a equipe sobre todos os cuidado necessários, medi a
temperatura diariamente e se possível, adotar a aplicação de testes rápidos.
Lembre-se: Saúde, sempre em primeiro lugar.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O setor de construção civil está a anos no mercado e para quem não conhece esseblog222
segmento, ao olho nu, acredita que as mesmas medidas adotadas a mais de 10 anos atrás, sejam as mesmas atualmente.
Além do tijolo e do cimento que ainda estão presentes, a inovação marca presença desde o planejamento ao maquinário.
Uma questão bastante interligada a construção civil é a sustentabilidade, preservar o meio ambiente e ainda garantir moradias seguranças e com infraestrutura para a população,
ainda é uma grande luta no Brasil.
Os indicadores de sustentabilidade fazem parte dessa inovação que focam em:
Matéria prima;
Energia;
Recursos hídricos;
Solo;
Emessões atmosféricas.
Uma maneira que podemos pontuar uma construção mais inovadora, sustentável e inteligente é o planejamento de projetos, que estudam todo o ambiente territorial
para avaliar os benefícios naturais que podem ser utilizados ao favor dele.
Aqui temos como exemplos a utilização de ventilação natural, uso de placas solares para capitação de energia, isolamento térmico, organização do canteiro de obras, reutilização de resíduos da obra e descarte correto; além de trabalhar com matéria-prima sustentável.
Adotando essas medidas, aumenta-se a conscientização sobre a importância da
sustentabilidade de todos os envolvidos e possibilita obter baixo custo na construção.
Portanto, a sustentabilidade não é um marketing para monstrar boa contuta ao
mercado, mas sim, uma nova forma de construir o futuro com menos avarias.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A construção civil é um setor bastante importante na sociedade,Saiba como evitar os 3 maiores problemas na construção civil 12 já que habitação é um
dos grandes problemas das cidades urbanas. Construção de casas, prédios e centros comercias é necessário tomar algumas precauções que listaremos abaixo:
O primeiro que muitos, ainda consideram um capricho é o projeto, pois é por meio dele que é validade toda a estrutura, o planejamento e o orçamento. Sem esse, não tem como 
garantir a eficiência da construção, o prazo de execução e muito menos garantir a 
estimativa de custo;
O segundo são os imprevistos, antes de fazer qualquer coisa estimativa é recomendável avaliar o terreno que será construído, para que durante a obra, não ocorra surpresas que possam atrasar o processo, como canos quebrados, vazamento de gás, desníveis entre outros;
O terceiro é a matéria- prima. Nesse o planejamento é fundamenta, pois nem sempre o material necessário estará disponível no mercado para pronta entrega, portanto, fazer o planejamento de execução atrelado ao cronograma logístico desses materiais é
fundamental.
De um modo geral, sempre consulte um arquiteto ou um engenheiro civil para orientá-lo, porque a internet pode explicar muitas coisas, mas não analisa projetos personalizados.

 

Redes sociais

Contato

  • (11) 9.7100-0119
  • (11) 9.9761-2907
  • contato@alexengenharia.com.br

Onde Estamos

  • Rua Restinga, 113 – Sala 1405
  • Tatuapé – São Paulo – SP
  • CEP: 03065-020